terça-feira, 30 de outubro de 2007

Pesca à Zagaia - "O Pargo do meu contentamento" 27/Maio/2007


Aqui vos apresento a minha primeira vitória neste tipo de pesca.

Um Pargo sobre o qual ainda não me lembrei de ir ver o nome latim e essas coisas, mas pode ser que alguma alma caridosa queira presentear-me com essa informação e me poupe esse trabalho.

O que sei dele é que me deu uma luta espectacular, tinha 12,650 kgs depois de limpo, ficou numa amostra da qual nada se esperava, atendendo ao que se usava na altura, mas que já deu outras provas, e que, todos os anos por alturas de Maio/Junho e por vezes mais tarde, se deslocava em cardumes com os seus congéneres, talvez permitindo a sua pesca por alguns felizardos conhecedores do assunto, coisa que eu quero tentar ser.

Cana: Cobalt da Byron, 2,70 mts.

Carreto: PENN 8500 SS (bobine vertical)

Fio: Platil Souverin 0.40, na madre e no estralho

Anzol: Torcido, de argola, haste comprida, n.º 4/o (tenho que ver a marca que já não me lembro)

Amostra: Vinil, 16 cm, branco sujo na barriga, escurecendo para tons de cinzento escuro no dorso (brevemente informarei a marca).

Local: algures na Coroa da Arrifana a 76 metros de profundidade.

Data: Junho de 2001 (não consigo precisar o dia)

Embarcação: Marlin

Patrão: Carlos Cruz da Nauticmar, em Lagos.

Companheiros de pesca: Carlos Cruz, António Júlio e Luís.
A foto não está como gostaria, mas não havia máquina a bordo e tive de amanhar o peixe e trazê-lo para Setúbal, onde finalmente o fotografei.

Nota Importante: Para ler sobre relato, amostra e montagem, consulte a entrada anterior "Pesca à Zagaia - A minha "Estreia"


Sem comentários: